Melhorando o Resultado Operacional
Por Roberto Shimizu
Data da publicação: 1 de outubro de 2021
Os indicadores de rentabilidade devem ser analisados a partir das variáveis de ativo e patrimônio líquido da empresa, receita de vendas, lucro operacional, lucro líquido e retorno operacional dos ativos, tomando bastante cuidado para diferenciar lucro e resultado.
Assim, lucro é o que a empresa ganha a partir de uma venda, depois de pagar todas as suas despesas fixas e variáveis, enquanto o resultado é o saldo final das vendas ou da falta delas dentro de um período. O lucro não pode ser negativo, mas o resultado pode.
Os principais indicadores de rentabilidade são: *Índices de margem, ou valor ganho por realizar a venda. *Índices de ativos, que consideram retorno sobre o ativo e o giro do ativo. *Retorno sobre o capital, que divide o lucro líquido pelo patrimônio líquido. *Retorno sobre capital próprio, ou retorno ao investimento.
O cálculo da rentabilidade geral é feito com a divisão do lucro da empresa em determinado período pelo valor do investimento inicial nas atividades ou valor atual da organização.
O resultado representa a rentabilidade dentro do período calculado.
Gerenciar estoques é fundamental para aumentar a margem de lucro, já que a iminência da perda de produtos em estoque pode fazer com que a empresa tenha que sacrificar toda sua margem para não ter prejuízo.
Quando não consegue liquidar mercadorias, o prejuízo é certo. Portanto, a atenção aos prazos e às condições do armazenamento são imprescindíveis para manter a margem sustentável. Controle seu estoque de maneira a não deixar, nunca, algum produto parado.
Existem duas formas de lucrar através dos preços: aumentando a margem de lucro, ou seja, o valor de venda – o que pode significar vender pouco – ou vendendo com uma margem modesta, porém em grandes quantidades. Quando uma empresa vende pouco a uma margem baixa, pode ter o que chamamos de margem negativa, que está no limite de não sustentar as operações.
Para uma margem saudável é necessário criar uma precificação que deixe a empresa confortável para tocar suas atividades e consiga criar um retorno para os donos e sócios, que precisam gerar receita através do investimento. Cada empresa fará sua margem a partir do ramo de atividade.